Burnout: Como a terapia pode te ajudar a lidar com o esgotamento mental?
- Camila Bezerra
- 13 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade (GOV.BR)
O esgotamento mental devido ao trabalho tem ficado cada vez mais comum, por conta do nosso cenário atual e a alta valorização de pessoas que se consideram "workaholicks".
Essa alta valorização da produtividade em excesso, tem o resultado catastrófico na nossa saúde mental. Talvez você já tenha inclusive percebido as consequências no seu dia - a - dia.
Você pode sentir que mesmo quando dorme ou descansa não consegue se recuperar totalmente, seu sono pode já estar prejudicado, pode estar sentindo uma sonolência constante, não tem vontade de interagir mais com seus colegas de trabalho, sente uma pressão constante para entregar bons resultados, tem pouca tolerância com seus próprios erros e o dos outros também, podem aparecer sentimentos de fracasso e insegurança, entre tantos outros sinais relacionados ao seu trabalho.
NO PROCESSO TERAPÊUTICO:
Vamos avaliar os efeitos desse esgotamento, onde que ele aparece e como ele aparece. Vamos investigar quando começou e tentar verificar o que tem feito os sintomas se perpetuarem (se manterem).
È importante ressaltar que o nosso estilo de vida influencia muito no estabelecimento do burnout em nossa vida. A falta de autocuidado, a dificuldade em impor limites e de dizer não, a necessidade de agradar, o medo de pedir ajuda ou de sinalizar que não tem conseguido dar conta das demandas são alguns sinais que podem intensificar os prejuízos que o esgotamento mental relacionado ao trabalho pode causa na nossa vida.
Com a terapia podemos te fortalecer para que você aprenda a reconhecer seus limites e aprenda a expressá-los também. Até porque de nada adianta saber quais são nossos limites e não comunicá-los de maneira assertiva. Também é possível entender como você tem organizado sua vida e a partir desse entendimento mapeamos se você tem se dedicado as outras áreas da sua vida ou se o trabalho virou o centro de tudo (também é um sinal de alerta para o burnout).
Quando o trabalho vira o centro de tudo, nossa vida fica sustentada apenas por um pilar o que facilita o nosso adoecimento. Uma vida saudável é aquela que existem vários pilares sustentado ela (família, relacionamento amoroso, amizades, lazer, hobbies, saúde,etc.)




